terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Ser pai, e registrar uma criança não são a mesma coisa.

Ter um pai é muito relativo.
Ele nunca me ensinou um dever de casa, nunca estava acordado me esperando chegar de alguma balada pra me colocar de castigo, aniversários, formaturas, natais, mal conheceu meus namorados.
Me emociona ver pessoas que conhecem esse tipo de amor... que eu nunca conheci.
Nunca tive nele um exemplo do que eu queria ser um dia, tudo isso veio da minha mãe. Eu nunca pude ligar pra ele pra contar das minhas pequenas vitórias cotidianas.
Acho que na verdade ele nem sabe que eu já quebrei dois ossos no meu corpo e precisei de gesso, ou que eu me formei no colégio ou na faculdade, em duas até.
O que mais dói é saber que esses 26 anos de companhia perdida foram por opção, não foi porque o Papai do Céu o levou pra algum lugar, porque assim seria muito mais fácil entender e aceitar. Foi simplesmente porque ele nunca conseguiu se enxergar pai, se entender desse jeito; e eu tive que crescer com isso, mesmo não tendo pedido, não tendo optado.
Quantos dias prontas pra sair com ele, chorando na janela porque ele nunca apareceu. Esquecida na escola até tarde, porque ele prometeu que iria me buscar pra almoçar com ele.
Em quase nenhuma foto da minha vida tem ele. Nem na minha vida. Só na vontade de ter tido.
O que eu sempre almejei foi a idéia de um pai do jeito que eu via alguns amigos terem. Pessoas que realmente se importassem, pra que a minha mãe só precisasse ir a escola no Dia das Mães, e não no dos Pais também.
Quando criança isso me fazia muito mais falta. Eu aprendi a lidar com isso de uma maneira quase indolor - mas as vezes ainda dói. Criei a teoria de que quando eu não espero nada dele, não tenho como me decepcionar... Escudo mesmo. Cansei de esperar grandes momentos com uma pessoa que nem sabe o número do meu celular.
Agora é muito tarde... impossível apagar toda mágoa de 26 anos.
A referência que eu queria era de alguém que não tivesse o RG e CPF dele, alguém que realmente se importasse em estar nos meus momentos mais importantes.
Ele não foi no meu noivado. (mesmo convidado)
E nem vai no meu casamento. (nunca vai ser convidado)
E nem nunca vai conhecer meus futuros filhos, porque o que eu desejo pra eles é muito mais do que ele me deu um dia, e eu nunca vou permitir que ele deixe essas cicatrizes neles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário